top of page
Buscar

SEU PET LAMBE PORQUE COÇA? OU COÇA PORQUE LAMBE?

  • Foto do escritor: Dra Iara Leles
    Dra Iara Leles
  • 20 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

O que vem primeiro? O Ovo ou a galinha?

Sabe esse trocadilho que sempre brincamos para situações onde a origem de um problema é incerta, pois eu gosto muito de usar ele para os casos de lambeduras nas patas. LAMBE PORQUE COÇA? OU COÇA PORQUE LAMBE? 


Calma que a Tia Iara vai explicar.

 

Claro que cães se lambem, essa é uma ação natural “de cachorro”, que eles costumam fazer para se limpar quando acordam, após comer e isso não tem relação nenhuma com alergia, mas........


Cada dia mais os casos de doenças alérgicas crescem não só nas raças que mais vemos em parques como shih tzu e bulldog, mas até nossos famosos vira latas têm sofrido cada vez mais com as doenças alérgicas. 


Um dos sintomas mais fáceis do tutor identificar, e até de se incomodar são as lambeduras em patas, que muitas vezes se mostram presentes a noite, quando o pet e os pais estão indo dormir. 


Sabemos que a doença alérgica tem vários fatores que influenciam: alimentação, picada de pulgas e carrapatos e a dermatite alérgica ao ambiente como polen, ácaros da poeira e mofos que conhecemos como a dermatite atópica canina. 


Apesar de trazer esse tema aqui de maneira simples e fácil de entender, as patas, em muito de nossos amigos, são as que mais sofrem, pois junto com a lambedura causada pela coceira, essa patinha pode estar com infecções fúngicas e bacterianas (podem acontecer uma sozinha ou as duas associadas) e piorar todo o processo inflamatório fazendo com que nossos amigos cocem ainda mais as patinhas. 


Por isso é tão importante a realização dos exames (que dos meus pacientes já estão inclusos na consulta) para saber qual conduta iremos ter no consultório: se o paciente está na fase reativa do tratamento, onde tem lesões mais sérias e precisamos além de tirar a inflamação controlar a infecção ou se estamos na fase proativa, onde precisamos fazer controle da inflamação.


É isso, meus queridos, os cães se lambem por natureza, porém, temos que ficar atentos a outros sinais que podem aparecer junto com a lambedura: vermelhidão entre os dedinhos, crostas muitas vezes até amareladas presas nos pelos e os pelos dos dedinhos mais escuros do que o restante do corpo. Estes são sinais de que seu amigo precisa de ajuda! 


Para qualquer desses sintomas procure um dermato para chamar de seu e dê sempre preferência para um atendimento especializado. 🐶


Dra Iara Leles - Veterinária especializada em dermatologia e otologia


 
 
 

Comentários


©2024 por Dra. Iara Leles - Especialista em Dermatologia Alergologia, Otologia e Laserterapia Veterinária. 

Cachorro, gato, lambedura de patas, cachorro com alergia, gato com alergia, cachorro pode ser alergico?, dermatologista veterinaria, dermato em moema, veterinaria em moema, veterinaria dermatologista em moema, moema sp, dermatologista para cachorro, dermatologista para gato, cachorro perdendo pelos, queda de pelo em animal, gato estressado, alergia, pets alergicos

bottom of page